Emagrecimento e Cirurgia Bariátrica pelo olhar de Lufernandes

A Lu Fernandes é gastroplastizada, fez a redução de estômago a 11 meses, emagreceu 44,700, dois quilos além da meta esperada para 1 ano.  e hoje tem uma vida nova.

Depois da cirurgia, fundou um projeto para ajudar pessoas que precisam de apoio (voluntário) pré e pós cirúrgico e a divulgação está sendo extremamente necessária, para conseguir alcançar cada vez mais e mais pessoas que necessitem de ajuda para enfrentar este problema tão sério que é a obesidade.   

Vamos ler com atenção o seu depoimento e ver suas fotos?



Olha, a princípio digo que a cirurgia bariátrica, é uma ferramenta poderosíssima no enfrentamento à obesidade, mas que por experiência própria, digo que deve ser a última alternativa e não a primeira.
A obesidade como todos sabem, é uma doença crônica que se tratada da maneira adequada, pode perfeitamente ser controlada.
O que acontece é que a cirurgia funciona como uma reeducação alimentar forçada, já que uma vez reduzido o volume do estômago, o indivíduo obrigatoriamente precisa parar de comer, quando excede este volume.
Muitos pacientes esperam um milagre da cirurgia, e acreditam que ela trabalhará sozinha, não buscam emagrecerem, mas sim serem emagrecidas, o que não acontece.
Se a pessoa se informa antes da realização do procedimento,se passa por avaliação e acompanhamento psicológico, a tendência é obter sucesso no tratamento.
O problema, é que a pessoa obesa, muitas das vezes até por causa da discriminação e do preconceito que sofrem até mesmo dentro de suas casas, além dos problemas de saúde associados à doença, tendem a quererem digamos que..."acelerarem o processo", e então abrem mão de algo que considero de suma importância, que é  preparar o lado emocional.


Uma vez realizada a cirurgia, tão importante quanto cuidar da alimentação e do novo estômago, é continuar trabalhando o psicológico, principalmente se isso não foi feito antes. Muitos pacientes, não estão preparados para administrarem as mudanças, e pode ter certeza de que elas ocorrem e são muitas.
Outro aspecto importante, é a forma com que o paciente passa a se relacionar com a comida após a cirurgia, pois até então, ela servia de consolo, a comida para um obeso, é o remédio para todos os seus problemas, é a companheira nas horas de solidão, é prêmio para os momentos de alegria... Depois da cirurgia, não dá mais pra usar a comida como válvula de escape, então muitas pessoas buscam outras alternativas e acabam trocando um vício por outro, sendo os mais comuns, bebidas, compras e sexo. Por isso, ressalto a importância do acompanhamento psicológico, antes e depois da cirurgia.
É isso que visa o meu projeto, além de garantir dignidade às pessoas portadoras da obesidade.
Uma vez tomada a decisão, a pessoa deve procurar um bom cirurgião, conversar com ele a respeito do procedimento,da técnica a ser utilizada, das metas esperadas e dos benefícios para sua saúde, principalmente a longo prazo, já que muitos pacientes operados, por não se prepararem da forma correta, e por acreditarem que a cirurgia é um milagre, acabam por recuperarem o peso perdido.



A única forma de se obter somente resultados positivos com a cirurgia, é aliar acompanhamento psicológico, bons hábitos alimentares e atividade física.
Os dois últimos aliás, deveriam fazer parte da vida de qualquer ser humano saudável, porém com a ajuda da cirurgia, podem mudar a vida de quem sofre com os problemas causados pela obesidade!


Além do blog, o projeto tem também um grupo de apoio no facebook, com mais de 300 membros, se quiser pode dar uma olhada lá - https://www.facebook.com/groups/projetogastrofeliz 

Beijo grande! :)


Desejamos que este depoimento possa ter ajudado e esclarecido...mas qualquer dúvida, pode perguntar através dos coméntários, ok?

E se você tiver um depoimento que considere importante, interessante  e informativo...e quer compartilhar, mande-me um e-mail. Você é bem vinda (o)!









30 comentários:

Unknown disse... {Responder}

Que legal, adorei o post, bastante esclarecedor.

http://anitamakingof.blogspot.com/

Cristin disse... {Responder}

@Anita
Que bom que gostou!!!
BJ bonita

Leni Brumano disse... {Responder}

Sou amiga da Lú Fernandes a muitos anos, e pude ver a mudança extraordinária na vida dela. Via minha amiga deprimida e presa dentro de casa por causa da obesidade, pode parecer simples, mas o processo do efeito sanfona foi devastador no seu emocional. Hoje, sinceramente, vê-la bem e principalmente engajada nesse projeto é maravilhoso, ainda mais quando vejo o amadurecimento e a consciência que ela tem sobre si mesma. Para todos que passam pelo drama da obesidade (inclusive eu), digo que o mais importante é buscar ajuda, e conhecer experiências de outros ajuda muito na desmitificação da doença e no processo de cura.

Unknown disse... {Responder}

Muito bom o post, eu costumo falar muito isso pras pessoas que fazem ou que vão fazer este tipo de cirurgia, tem que cuidar da mente, a pessoa muda completamente, meu oftalmo fêz e menina fazia uns 7 mêses que não ia lá e quando o vi parecia outra pessoa, quase não reconheci e ele me disse que teve muitos problemas no início e conheço pessoas que subistiruiram a comida pela bebida!

Sucesso no teu projeto,
beijos.

Cristin disse... {Responder}

@Leni Brumano
Tbm admirei a sua postura!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@MusaNorminha
Tudo começa pela mente...
Bj bonita

Débora Aniceta disse... {Responder}

Parabéns pela entrevista!!! Lu é uma pessoa maravilhosa, dotada de uma força interior invejável. Conheci sua jornada até chegar à cirurgia e cada vez me encanto mais.O trabalho de ajuda a outras pessoas é um alento e uma prova do senso humanitário e amoroso do qual ela é dotada. Penso que seu exemplo é um grande incentivo para nós.
Um forte abraço.
Débora.

Cristin disse... {Responder}

@Débora Aniceta
Força interior faz bem...traz mudanças...e espalha o bem!
Bj bonita

Lu Fernandes disse... {Responder}
Este comentário foi removido pelo autor.
Nanda Reis disse... {Responder}

Realmente esse apoio é essencial quando nos deparamos com a bariátrica. Graças ao Blog da Lú e ao Grupo no Facebook pude me interagir melhor sobre a cirurgia e me ajudou muito na grande decisão de operar e também me ajudou na escolha do meu médico, pois eu não havia gostado do primeiro que fui. Desta forma, depois de ler por completo o blog da Lú e conversar muito com as pessoas do grupo, inclusive ela, que nos dá muito apoio eu hoje estou operada, com 12 dias e passando tranquilamente pela dieta líquida e já me preparando para a pastosa, e mais do que preparada para a dieta normal. Preparada para aprender a comer novamente, ou seja encacarar a reeducação alimentar.
Um grande abraço,
Fernanda Reis

Cristin disse... {Responder}

@Lu Fernandes
Prazer imenso tê-la aquí!!!
Tenho certeza que esta esclarecendo e ajudando muitooo este post!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@Nanda Reis
Bacana ter alguém para ajudar e participar...
Bj bonita

Mary =^.^= disse... {Responder}

Conheci a Lu Fernandes através de um perfil que criei no orkut exclusivamente para obter mais informações sobre o assunto GASTROPLASTIA, pois depois de tantas dietas e tentativas frustadas de emagrecer e com meu peso só aumentando, resolvi que fazer essa cirurgia seria a melhor saída, e me convenço mais disso cada dia que passa com tantos exemplos tão bem sucedidos que vejo, inclusive o da Lu,que além de ser uma pessoa super esforçada, é uma grande companheira e pensa muito no seu próximo, usa de todos os recursos, informações e sua experiência própria para ajudar a todos que por ela procuram, e posso afirmar que essa atitude dela é muito importante para todos que já se operaram ou ainda vão se operar como é o meu caso.

Anônimo disse... {Responder}

Muito bom saber como é, o processo, grande mudança. Beijos!

Cristin disse... {Responder}

@Mary =^.^=
Que bom...depois vou conhecer seu orkut..
a atitude dela temajudado mta gente mesmo!Parabéns pra ela!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@Kakau4ever
É bom estar esclarecido néh?
Bj bonita

Luci Hora disse... {Responder}

Um vez pensei em fazer a bariátrica e então meu médico disse q para isso eu precisa engordar 20 kg! Desisti de imediato e tentei emagrecer sem cirurgia. Eliminei 20 kg com reeducação alimentar e atividade física!!
Como vc mesma diz, atividade física deve estar na rotina de qq pessoa!

Lu Fernandes disse... {Responder}

Tão bom ver por aqui essa admiração das pessoas! Fico muito feliz!!!
Obrigada a todas!!!

Mundo da Lú disse... {Responder}

Muito boa a postagem,realmente cirurgia não é facil com muitos pensam,beijos,Lú!

Cristin disse... {Responder}

@Luci Hora
Atividade física...sempre!!! Faz bem pro corpro e pra mente!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@Lu Fernandes
E tem que ficar mesmo..rsrsr
Parabéns querida..!
Bj bonita

Cristin disse... {Responder}

@Luciana Alcantara
Por isso é bom estar esclarecida...
Bj bonita

Unknown disse... {Responder}

Oi Cristin! Parabéns pelo seu blog muito legal.
Lu parabéns tanto pela sua disciplina e ter/estar alcançando mais do que o êxito esperado, quanto pelo seu alerta da importância do trabalho de grupo, pelo que lí, um grupo de apoio que você tem no facebook, e de orientação.
Concordo com você, aliás seu depoimento demonstra maturidade, o maior problema, a questão principal, Lu, é a COMPULSÃO, por isso não adianta a pessoa esperar milagres se ela não tem um trabalho com profissional para analisar, abordar e tratar da compulsão, beijo grande, Dani

Cristin disse... {Responder}

@Dani e suas histórias ...
Brigada amore!!!
Bj bonita

Jesus meu Redentor disse... {Responder}

Que legal parabéns...

Pri disse... {Responder}

Amei...estou me preparando para fazer a cirurgia!Essa foto foi inspiradora,e a barriga onde foi parar?rs esse é minha maior preocupação no momento pois todo o preparo estou fazendo a mais de um ano.Beijo.

Unknown disse... {Responder}

Oi!
Estou realizando a cirurgia pela segunda vez.
A primeira foi há 15 anos, e depois disso, engravidei, passei por sérios problemas de saúde, uma perda irreparável (perdi meu pai), e depois de tudo isso voltei a engordar, mas não tudo.
Meço 1,75m e estou com 95k, sendo que, quando magra, eu pesava 76k.
Meu médico concordou em me operar novamente (reduzir o estômago), mas sei que preciso de ajuda psicologica para essa cirurgia. Vou me operar agora no fim de janeiro, e logo em seguida, começar a terapia.
Fiquei feliz de ler seu post, está de parabéns.
Abraços!

Unknown disse... {Responder}

Ola banda te bem? Me identifiquei mto com vc costaría se possivel de poder conversar maíz sobre a obesidade tengo 23anos e peso 93 kg. Ha tentei de tudo ... E infelizmente nada teria como vc me add ou pelo email amalu_gomes@hotmail.com ficarei mto grata beijos

eunice disse... {Responder}

ola vou fazer a cirugia bariatrica esse ano gostaria de saber se vc ficou muito flacida , e se ja fez as platicas reparadora bjuss

Lu Fernandes disse... {Responder}

Olá meninas, somente agora vi estas perguntas, me desculpem.
Bom responderei por partes. 1 - Pri, você me pergunta sobre a barriga, pra onde ela foi..Ué, foi diminuindo gradativamente e hoje em dia está menos saliente do que nesta foto que é de um ano atrás. Não fiz plástica. 2- Viviane, acredito que já esteja reoperada então neste momento, conte-nos como está sendo a experiência, o pós operatório e não abra mão da terapia, por favor!! 3 - Amalu, querida, você já me encontrou, já conversamos e já até adquiriu meu livro!! Que bom, fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma. 4- Eunice, querida...Sinto-me privilegiada pois a minha flacidez é esta que você vê na foto, se eu fizer correção será na barriga e colocar silicone, pois no restante do corpo, nada me incomoda.
Pessoal, muito obrigada pelos elogios, pelo carinho, se quiserem falar comigo meu email é luthfernandes@yahoo.com.br - facebook- https://www.facebook.com/luthfernandes e blog- www.gastrofeliz.com
Bjos e excelente feriado!!!

Postar um comentário

Leia as regras:
► Os comentários são lidos e moderados previamente.
► Publicamos aqueles que respeitam as regras abaixo:

• Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites;
• Para parcerias, entre em contato;
• Não inclua links desnecessários no seu comentário;
• Comentários ofensivos, difamatórios e preconceituosos serão ignorados;

Com relação aos posts:
• Nos comentários, sua dúvida pode estar respondida;
• Qualquer dúvida, entre em contato;

• Para templates personalizados, solicite orçamento.

OBS: Comentários não refletem a opinião das autoras do Blog.

^
Beautiful Girls ® | © 2011 | Layout por Kakau com Limão.